quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Memória Reunião do Colegiado Sol Nascente – 13/08/2010

Memória Reunião do Colegiado Sol Nascente – 13/08/2010


OSSA – OBRA SOCIAL SANTO ANÍBAL



Aos 13/08/2010, às 14h, reuniu-se na OSSA – Obra Social Santo Anibal, o Colegiado do Projeto Sol Nascente, com os participantes listados no final dessa memória e com a seguinte pauta:

1. Aline e a Programação do GPLEC;

2. SESI – Redes de Desenvolvimento Local – Stephani e Alejandra;

3. Hortas Comunitárias – Ivone, Marco e Taniguchi;

4. Coral Colibri – Marco Henrique e Márcio;

5. Comissão Cooperativa de Lixo – Neiva e equipe;

6. Projeto Cultural – Mônica – AYPAR;

7. Projeto Soroptimist – Maria Arruda e equipe;

8. Concurso de Blogs – Cascaes;

9. Curso Brinquedista – Ser Piá – Neilane;

10. Ação de Natal;

11. Conseg Uberaba 1;

12. Psicomotricidade – Ivone e Marco Antônio;

13. Outros assuntos.



Prof. Nilson acolheu a todos, pediu para que cada participante dissesse o nome e qual entidade estava representando e em seguida passou a palavra para o Augusto, da OSSA, que acolheu a todos e falou da missão e atividades da Entidade. Na sequência Nilson apresentou a pauta da reunião, cujos assuntos foram tratados na seguinte ordem:

1. GEPLEC/ PELC. Aline não pode participar da reunião do Colegiado porque nas sextas-feiras ela leciona. Os participantes disseram que as atividades estão programas e já acontecendo e que serão continuadas como PELC; que a UFPR conseguiu renovar o prazo do edital. Na próxima reunião certamente Aline fará exposição mais detalhada e segura do assunto.

2. SESI – Redes de Desenvolvimento Local. Stefanie, do SESI, expôs a programação do Seminário Visão do Futuro, que será desenvolvido pela Equipe do SESI no próximo sábado, dia 14/08, na Escola Municipal Maria Marli Piovezan, aberto a todas as comunidades e faixas etárias. Convidou todos(as) a participar e divulgar o evento.

3. Hortas Comunitárias. Sr. Taniguchi comentou que diminuiu o número de famílias que participam da Horta Comunitária no JOCUM e pediu maior divulgação para atrair outras famílias. Sugeriu também alguma programação de curso sobre Alimentação Saudável, para capacitar as pessoas a fazerem melhor aproveitamento dos produtos da horta. Os representantes da Cohab disseram que nos projetos habitacionais que estão desenvolvendo eles tem projeto de horta e manifestaram interesse de integrar-se ao projeto de hortas. Ficou acertado que agendarão uma reunião entre os membros atuais das hortas comunitárias e os membros da equipe da Cohab para fazer um planejamento de ações. Cascaes sugeriu cadastramento das pessoas que participam desse projeto de hortas, bem como o acompanhamento das condições de saúde e segurança dos mesmos. Dudu perguntou sobre o avanço das negociações com a Copel em relação à autorização de uso do espaço sob a rede de alta tensão, ao que foi respondido que a Copel está tratando o assunto, com perspectiva de boas notícias. Profª Sandra sugeriu reunir as pessoas interessadas para discutir o projeto e iniciar os trabalhos, independentemente dos trâmites legais em andamento. Membros do Projeto Comunidade Escola ofereceu espaço para a reunião com os interessados.

4. Coral Colibri. Sandra disse que a professora que acompanhava as atividades do coral estava com licença de saúde e agora retornou, de sorte que serão reiniciados os ensaios.

5. Cooperativa de Lixo. Membros do Colegiado comentaram do trabalho que vem sendo feito pelo Instituto Lixo e Cidadania, proporcionando cursos e reuniões de capacitação do pessoal. Disseram que a Associação da Salete está aguardando a construção do barracão que será edificado na Comunidade Moradias União Ferroviária.

6. Projeto Cultural – AYPAR. Profª Sandra comentou que Mônica concluiu a programação que estava programada para a primeira fase do projeto e que retomará as atividades a partir do início das aulas do segundo semestre.

7. Concurso de Blogs. Cascaes disse que continua aguardando ser convocado para auxiliar a entidade ou grupo que queira dar início ao projeto. Rose, da FAS, sugeriu iniciar o trabalho no laboratório de informática da União Ferroviária. Membros do Programa Comunidade Escola também manifestaram interesse de capacitação de seus agentes para prestar esse serviço às comunidades.

8. Curso de Brinquedista. Neilane, da OSSA, falou do curso Educador Brinquedista e Organizador de Brinquedoteca, de 40 (quarenta) horas, que fez em São Paulo, no mês de julho, patrocinado pelo Projeto Piá. Falou da função do educador brinquedista e do que é necessário para montar uma brinquedoteca. A equipe do Comunidade Escola manifestou interesse de capacitação de seus agentes e Neilane se dispôs a contribuir nessa capacitação.

9. Ação de Natal. Nilson retomou o assunto da última reunião na qual havia sido formada uma Comissão para estudar a possibilidade de um evento de Natal pelo Projeto Sol Nascente. Sandra comentou que todas as entidades realizam uma Festa de Natal para as crianças a ela ligadas e que outra ação pode desmobilizar ou causar conflitos. Decidiu-se, então, não realizar uma ação comum e valorizar/apoiar as ações realizadas pelas Entidades. Casou houver possibilidade de programação do Auto de Natal da Copel, sugeriu-se fazê-lo, porém, sem distribuição de presentes. Falou-se também de valorizar o Coral Colibri, preparando-o para apresentações natalinas nos diferentes eventos de Natal das Entidades.

10. Conseg Uberaba I. Dudu – Vice-Presidente do Conseg Uberaba I, falou da eleição no dia 22/07 da mesma equipe que havia assumido anteriormente. Falou também da boa participação dos membros das comunidades. Sandra propôs um novo Fórum de Segurança e Cidadania para conscientização das comunidades sobre o papel do Conseg. Ficou encarregado para programação desse Fórum: a Diretoria do Conseg, mais a Equipe da Rede Social do Sesi e o Sr. Cascaes.

11. Questão de Emprego e Capacitação para emprego. Sandra levantou novamente esse assunto que já havia sido tratado na reunião anterior, dizendo que várias vezes esse assunto foi tratado nas reuniões do Família Curitibana. Disse que uma dificuldade dessas pessoas é a apresentação, especialmente a questão de falta de dentadura, o que compromete a empregabilidade dos mesmos. Sandra fez apelo para buscar padrinhos ou patrocinadores de próteses. Houve sugestão de falar com a Cris e o Michel, da Unidade de Saúde Alvorada, para consultar o Conselho de Odontologia sobre a possibilidade de fornecimento de próteses. Sandra fará contato com Cris e Michel para tal assunto.

12. Próxima reunião: 16/09, 14h, na Igreja Batista do Pastor Natal (local a ser confirmado).

Eu, Nilson Izaias Pegorini, elaborei essa memória.

Curitiba, 16 de agosto de 2010.

Participantes da reunião

NOME ENTIDADE E-MAIL TEL.

Eiiti Taniguchi Lions Nikkei taniguchieiiti@bol.com.br

9192-8299



Sandra Regina Pereira Escola M. Maria Marli Piovezan sandra@dtcom.com.br

3364-4453

3366-8218

Nilson Izaias Pegorini FAE e Colégio Bom Jesus nilson.pegorini@bomjesus.br

2105-4072

9988-7791



Nilson Izaias Pegorini UNIFAE

Bom Jesus nilson.pegorini@bomjesus.br

2105-4111

9988-7791

José Dudu da Silva Assoc. Morad. Lotiguaçu associacaolotiguacu@yahoo.com.br



Irineu Bomfim Sanepar irineubomfim@sanepar.com.br



José Dudu da Silva Assoc. Morad. Lotiguaçu associacaolotiguacu@yahoo.com.br



Marcos Augusto Pereira Colégio Estadual Alfredo

Parodi marcosaug@yahoo.com.br

João Carlos Cascaes Lions Clube Curitiba Batel jccascaes@onda.com.br

Tosihiro Ida Lions Clube Batel idatosihiro@terra.com.br

9962-0720

Stefanie Silva SESI Stefanie.silva@sesipr.org.br

8504-1891

Evelin Rodrigues Silva SESI Elelin.silva@sesipr.org.br

9906-9222

Raquel Boeira Programa Comunidade Escola NRE Cajuru Raquel64.ef@hotmail.com

9223-1241

Helga Friesen Programa Comunidade Escola Cj efriesen@sme.curitiba.pr.gov.br

9920-9328

Gustavo Yuri Misael SMMA – Cohab gustavoyuri_misael@yahoo.com.br  8824-2562

Kelly C. Leal Juaten Cohab Juaten85@hotmail.com

8851-6109

Danniele Gatto Cohab dannpereira@cohab.curitiba.pr.gov.br

9131-6315

Roseli C. Muraski FAZ CRAS União Ferroviária rmuraski@fas.curitiba.pr.gov.br

9941-7031

Nenhum comentário: