segunda-feira, 17 de maio de 2010

Memória Reunião do Colegiado Sol Nascente – 13/05/2010 - local SANEPAR

SANEPAR

Aos 13/05/2010, às 14h, reuniu-se na SANEPAR, o Colegiado do Projeto Sol Nascente.
Sr. Bonfim, da Sanepar, acolheu os participantes, falou sobre a missão da Sanepar e desejou bons trabalhos na reunião. Prof. Nilson pediu que cada um se apresentasse dizendo o nome e qual entidade representava. Em seguida Prof. Nilson apresentou a proposta de pauto e pediu se poderia seguir a ordem de assuntos elencados na pauta, ao que todos concordaram.
1. Hortas Comunitárias. Ivone pediu ao Sr. Bonfim posição sobre a questão do fornecimento de água por parte da Sanepar. Sr. Bonfim respondeu que a Sanepar atenderá o pedido encaminhado e fornecerá água para a irrigação da horta com tarifa social, o que significará utilização de até 10m3 mensais.
Ivone comentou que a outra horta – 2ª gleba – dependerá da autorização da Copel para a utilização da área sob a rede de alta tensão. Ivone disse que sem essa autorização a Prefeitura não poderá fornecer o serviço das máquinas.
Dudu comentou que tem 100 famílias cadastradas para iniciar os trabalhos. Há necessidade de utilização de máquinas para limpeza do terreno, que tem muita caliça jogada e também para remover a terra que está muito compactada.
Ivone, Taniguchi e Marco Antônio comentaram das hortas comunitárias sob a rede de alta tensão no Umbará, que tem o apoio da Eletrosul. Por isso fica difícil entender a dificuldade que a Copel está alegando para a liberação de uso da área, sendo que no mesmo local as crianças brincam, circulam, jogam bola, etc.
Foi também argumentado que a horta trará vários benefícios para os moradores, tais como: limpeza da área, benefício no custo de vida das famílias de baixa renda, educação ambiental e para alimentação saudável. A horta será também uma forma de unir a comunidade e nessa união poder buscar outras melhorias para a comunidade.
Cascaes sugeriu apresentar à Copel ata dizendo o número de famílias inscritas para participar da horta, o espaço disponível, a disponibilidade de engenheiro agrônomo para acompanhar os trabalhos, bem como de eletricistas especializados.
2. Cooperativa de Lixo. Ivone relatou brevemente a pesquisa que fez sobre a existência de grupos organizados para a coleta de lixo reciclável e apresentou a Sra Salete que tem um grupo organizado trabalhando na Vila Moradias União Ferroviária. Ficou decidido a constituição de uma Comissão para tratar o assunto, formada por Neiva, Salete, Dra Margarete, Mônica, Paulo, Cascaes e Angelino. Ficou marcada reunião para dia 19/05 – 9h – na Associação de Moradores, na Rua Cristal Transparente (final da rua). Telefone da Sra. Salete: 9196-5542.
3. Concurso de Blogs e Redação. Cascaes falou que falta a definição do regulamento e que já foram criados três blogs. Nilson enfatizou a necessidade de nova reunião da Comissão para definição do regulamento e demais encaminhamentos. Sandra sugeriu incluir as outras Escolas: Michel Kury, Raquel Mader, e outras.
4. Psicomotricidade Relacional. Ivone comentou que levaram o assunto para ao Prof. Jorge – Superintende Executivo da SEED, o qual solicitou apresentação de novo projeto e orçamento. Disse que levarão também o projeto ao Deputado Rui Hara.
5. Projeto Cultural. Mônica, da Fundação Cultural de Curitiba, agradeceu o convite para participar do Projeto Sol Nascente e comentou sobre o Projeto de aulas de Yoga patrocinadas pela Associação de Yoga do Paraná – AYPAR. Propôs um grupo piloto na Escola Maria Marli Piovezan. O grupo manifestou muito interesse e houve proposição de criação de grupos em vários lugares como na Unidade de Saúde Alvorada e vários outros locais. Mônica pediu tempo para fazer alguns contatos e mensurar a capacidade de atendimentos da demanda. Após essa consulta, Mônica fará uma reunião na Escola Maria Marli Piovezan.
6. SESI – Rede de Desenvolvimento Local. Stephani disse que as Comunidades do Uberaba já tem a estrutura necessária para o trabalho a ser desenvolvido pela Rede de Desenvolvimento Local. Comentou sobre a metodologia do trabalho a ser desenvolvido, que consiste em oito passos. Disse que enviará e-mail aos participantes da reunião, com maiores informações. Comentou sobre o 1º passo que é um Seminário sobre Visão de Futuro, com a Comunidade. Alejandra falou sobre a presença do Sesi em todos os bairros, formando redes de pessoas e lideranças. Esse projeto, disse Alejandra, iniciou em janeiro de 2010. Nilson comentou da importância do trabalho do Sesi e Sistema Fiep e que será muito enriquecedor ao Projeto Sol Nascente.
7. GPLEC – Aline. Aline, que coordenou o PELC ao longo do ano 2009, pela UNPR, comentou que os trabalhos serão assumidos pelo GPLEC com seis estagiárias. Disse que os trabalhos serão iniciados no dia 14/05 – amanhã – nos seguintes locais: Creche Santa Úrsula, Unidade de Saúde Michel Kury, Projeto Alcance Madre Ângela, Ginástica, Oficina esportiva no Colégio Alfredo Parodi. Disse que na primeira semana de junho haverá intervenção na Comunidade e Festival de Atividades Lúdicas. Aline disse que enviará um relatório detalhado, o qual Nilson enviará a todos os participantes do Projeto.
8. Soroptimist. Neiva comentou que o trabalho do Soroptimist está bem estruturado na Comunidade União Ferroviária. Disse que convidará as dirigentes a participarem da próxima reunião.
9. Ministério Público. Marco Antônio expôs a proposta feita pelo Ministério Público de um trabalho sobre paternidade. Disse que seria um trabalho de esclarecimento para jovens e demais pessoas interessadas sobre os vários aspectos da paternidade. Sandra enfatizou a importância de maior presença dos líderes comunitários nas reuniões do Colegiado do Projeto Sol Nascente. Para definição da proposta de trabalho ficou formada uma Comissão formada por Marco Antônio, Prof. Marcos, Ivone, Neiva, Sandra, Natan, Stephani, Salete, Evelin e Neusa. A reunião ficou marcada para dia 18/05, às 18h, na Escola Maria Marli Piovezan.
10. Coral Colibri. Sandra comentou que os ensaios do Coral Colibri continuam às terças-feiras, 17h30min. Disse que nesse último ensaio teve a presença do Mastro Rogério Kriger. Disse que o grupo está sendo reconstituído porque muitas crianças que participavam do coral mudaram de Escola.
11. A próxima reunião do Colegiado ficou definida para dia 11/06 na Escola Marumbi, às 14h.

12. Locais das próximas reuniões.

Data Local
11/06 Escola Municipal Marumbi
15/07 Igreja Batista

Eu, Nilson Izaias Pegorini, elaborei essa memória.
Curitiba, 16 de maio de 2010.

Participantes da reunião
NOME ENTIDADE E-MAIL TEL.
Eiiti Taniguchi Lions Nikkei taniguchieiiti@bol.com.br
9192-8299
Ivone Popoviski Escola M. João Macedo popoviski@yahoo.com.br
9134-3474
Sandra Regina Pereira Escola M. Maria Marli Piovezan sandra@dtcom.com.br
3364-4453
3366-8218
Nilson Izaias Pegorini UNIFAE
Bom Jesus nilson.pegorini@bomjesus.br
2105-4111
9988-7791
Aline Tschoke UFPR aline_tschoke@yahoo.com.br
8833-7626
Natan dos Santos Dantas Professor – Igreja Batista natan_251917@hotmail.com ; natancontempla@gmail.com

Paulo Duarte Comunidade amagiadopapainoel1@ig.com.br

Marco Antônio Tavares Lions Clube Nikkei matavares@ibest.com.br

José Dudu da Silva Assoc. Morad. Lotiguaçu associacaolotiguacu@yahoo.com.br

Irineu Bomfim Sanepar irineubomfim@sanepar.com.br

Neiva L.S. Silva CRASS Ouro Verde neivafas@curitiba.org.br
9914-3746
3364-2944
Natan Dantas Professor – Igreja Batista natan_251917@hotmail.com

José Dudu da Silva Assoc. Morad. Lotiguaçu associacaolotiguacu@yahoo.com.br

Maria Cristina Tanaka Arai SMS UMS Alvorada mcarai@curitiba.org.br
9183-4407
Marcos Augusto Pereira Colégio Estadual Alfredo
Parodi marcosaug@yahoo.com.br
João Carlos Cascaes Lions Clube Curitiba Batel jccascaes@onda.com.br
Flavia Coelho Projeto FIEP flavia.coelho@sesipr.org.br

Ana Araujo Projeto FIEP ana.araujo@sesipr.org.br

Mônica Volpi Ponto Aypar Associação de Yoga do Paraná mv.volpi@hotmail.com

Nenhum comentário: