quarta-feira, 28 de outubro de 2009

MEMÓRIA DO COLEGIADO DO PROJETO SOL NASCENTE

MEMÓRIA DO COLEGIADO DO PROJETO SOL NASCENTE
27/10/2009 – ESCOLA MUNICIPAL RAQUEL MAEDER
1. Questão da chacina e violência. Nilson solicitou que as lideranças locais expusessem aos participantes a situação das comunidades em relação à chacina e suas conseqüências. Muitos depoimentos foram feitos. Louise, do PELC, aproveitou para justificar a interrupção dos trabalhos do PELC na semana seguinte ao fato, por questão de segurança dos estagiários do Projeto. As professoras das Escolas situaram vários fatos e situações, mostrando que o ocorrido já vinha sendo anunciado há algum tempo, que é expressão da violência e rivalidades de grupos locais, que o fato possivelmente terá novos desdobramentos como vem sendo anunciado, o que está deixando toda a população, entidades e lideranças muito preocupadas. Nilson propôs um fórum para tratar o assunto, envolvendo lideranças locais (associações de moradores, ONGs, Entidades, Escolas, Órgãos Municipais e outros), com presença de representantes da Secretaria Estadual de Segurança, Ministério Público, OAB, representantes políticos (vereadores e deputados), bem como órgãos de imprensa. A proposta é de que tal fórum denominado Fórum de Segurança e Cidadania aconteça no dia 12/11, às 19h, na Escola Maria Marli Piovezan.
2. PELC. Aline comentou sobre a Festa realizada na Unidade de Saúde Alvorada e sobre o projeto Refletindo sobre o Brincar. Nesse evento, realizado no dia 24/10 à tarde, foram convidadas ONGs para capacitação de lideranças em vista da continuidade das ações do PELC. Disse que as lideranças sugeriram várias atividades e projetos. Aline mostrou um material que foi produzido especialmente para essa capacitação e argumentou da importância de se trabalhar o aspecto e conteúdo lúdico. Convidou a todos para participar do evento de avaliação do PELC, em Matinhos, com a presença de representante do Ministério dos Esportes. Por fim, Aline propôs um evento de confraternização das famílias, de lazer, recreação e festa. Ficou definido que tal evento acontecerá no dia 06/12, na Praça e Ginásio da Escola Maria Marli Piovezan. Naquele dia haverá oficinas para crianças e adultos, envolvimentos das Comissões do Projeto Sol Nascente (Horta, Coral), das Entidades parceiras (Ossa, Recanto Santa Úrsula e outras), Feira de Serviços, e muitas outras atrações que serão ainda definidas. Aline pediu a contribuição de todos para o êxito do evento. Nilson aproveitou o momento para agradecer a excelente parceria realizada entre Sol Nascente e PELC, lamentando pelo término legal da mesma, dizendo que a ótica de abordagem enfatizando Cidadania e Meio Ambiente, a excelência das atividades e o espírito de otimismo, jovialidade e animação da equipe contribuíram enormemente para as metas do Projeto Sol Nascente que, em síntese, se resumem em gerar maior dignidade, bem estar e cidadania às comunidades.
3. Festiva do Lions Clube Nikkei. Marina disse que tal evento foi programado na intenção de maior divulgação e comprometimento dos membros do Lions Nikkei em relação ao Projeto Sol Nascente. Disse que nem todos conhecem o projeto, sua importância e abrangência. Disse também que há um potencial de apoio dos membros, de empresários e cidadãos, que deverá ser conquistado. O Evento está programado para dia 11/11, às 20h. Nilson manifestou dificuldade participar porque é dia de aula na FAE; comprometeu-se enviar cópia da apresentação do Projeto Sol Nascente que deverá ser enriquecida com a contribuição de lideranças do Projeto.
4. Horta. Ivone disse que a horta continua nas mesmas condições, com excelente participação das famílias, mas que ainda não foi resolvida a questão da água. Disse que já definiram duas novas áreas de expansão do projeto da horta, para o próximo ano, mas que para tal meta coloca-se o requisito da aprovação/liberação da Copel, cercamento da área e possibilidade de acesso à água para irrigação.
5. Psicomotricadade. Lembrou-se que o CIAR se propôs dar continuidade no apoio ao atendimento de crianças para o tratamento, porém, quer fazê-lo na sua sede. Sandra argumentou que o ideal seria que o trabalho acontecesse na comunidade, uma vez que haverá a dificuldade do transporte e acompanhamento das crianças. Para que o trabalho aconteça nas comunidades haverá necessidade de aporte financeiro, de apadrinhamento. Nesse momento levantou-se a discussão sobre a possibilidade, alcance e conveniência de tornar o Projeto Sol Nascente uma entidade jurídica. Houve vários posicionamentos favoráveis e também de precaução. Nilson disse que haverá necessidade de amadurecimento e discernimento da questão e que o grupo voltará a discutir o assunto oportunamente.
6. Coral. Professora Tereza comentou que as crianças do coral estão se reunindo/ensaiando duas vezes por semana e estão muito contentes e animadas. Disse também que as crianças estão aguardando o uniforme/bata. Nilson comentou sobre as apresentações do coral no evento da Vila Zumbi e na inauguração de monumento do Lions Clube.
7. Próxima reunião: ficou definida para dia 25/11, às 14h, na Escola Maria Marli Piovezan. Cada participante será convidado a levar algo para o lanche. Cada participante será também convidado a levar sugestões de projetos, ações e parcerias para o próximo ano, bem como de manifestar sua disponibilidade e de sua entidade para apoiar ações e projetos do Sol Nascente. Foi manifestada preocupação com pessoas e entidades que estão se afastando e da necessidade de garantir fidelidade e crescimento de parcerias.

RELAÇÃO DOS PARTICIPANTES

NOME
ENTIDADE
E-MAIL
TELEFONE
Eiiti Taniguchi
Lions Nikkei
taniguchieiiti@bol.com.br
9192-8299
Marina Kubota
LL
marinakubota@hotmail.com
9962-6309
Luize Moro
PELC
luizemoro@yahoo.com.br

Ivone Popoviski
Escola M. João Macedo
popoviski@yahoo.com.br
9134-3474
Tereza Cristina Taques
Escola Municipal Rachel Maeder Gonçalves
tetetaques@onda.com.br

Márcia M.R. Sanches da Silva
Escola M. Maria Marli Piovezan
márcia_san.ches@hotmail.com
3364-4453 3366-8218
Adriana de Barrios Secco
EM Rachel Mader Gonçalves
adrianabsecco@gmail.com

Sandra Regina Pereira
Escola M. Maria Marli Piovezan
sandra@dtcom.com.br
3364-4453 3366-8218
Nilson Izaias Pegorini
UNIFAE / Bom Jesus
nilson.pegorini@bomjesus.br
2105-4111 9988-7791
Irmã Carmem Donida
Creche Recanto Feliz Santa Úrsula
donidac@yahoo.com.br

Aline Tschioke
UFPR
aline_tschoke@yahoo.com.br
8833-7626

Nenhum comentário: