quarta-feira, 30 de setembro de 2009

MEMÓRIA REUNIÃO DO COLEGIADO PROJETO SOL NASCENTE

MEMÓRIA REUNIÃO DO COLEGIADO PROJETO SOL NASCENTE
29/09/2009 – 14h – CRECHE RECANTO FELIZ SANTA ÚRSULA

No dia 29 de setembro de 2009, às 14h, reuniu-se na Creche Recanto Feliz Santa Úrsula – o Colegiado do Projeto Sol Nascente com os participantes abaixo listados na tabela. A reunião teve a abertura com a acolhida da Irmã Claudete – Provincial das Irmãs Ursulinas, primeiramente convidou os participantes a conhecerem as instalações da Creche. Depois Irmã Claudete expôs aos integrantes do Sol Nascente a história da vida e missão de Santa Úrsula e o surgimento e missão da Congregação. Disse que o carisma da Congregação é a educação. A Congregação foi criada para cuidar das crianças abandonadas e órfãs no período após a 1ª Guerra Mundial. A Congregação está no Brasil desde 1968 e na Vila União desde 2002. Irmã Claudete disse que a obra social da Creche Recanto Feliz foi uma resposta de gratidão à canonização de Santa Úrsula. Contou sobre o esforço, a solidariedade de pessoas, entidades e empresas para a realização da obra social, cujo objetivo é proporcionar vida e dignidade às crianças da comunidade, todas provenientes de famílias de baixa renda. Durante a reunião algumas crianças da Creche levaram uma lembrancinha aos participantes da reunião, com carinhoso abraço. Na continuidade o Prof. Nilson apresentou a pauta da reunião, cujos itens foram abordados na seguinte ordem.

Horta Comunitária. Profª Ivone disse que a horta continua bem, com todo o pessoal empenhado e que todo o espaço de terreno está ocupado com canteiros. Por enquanto não está havendo falta de água, mas que irão abrir outro poço. Disse também que estão se organizando para iniciar outra horta na Comunidade Icaraí onde está acontecendo o Projeto Família Curitibana. A horta é uma das contrapartidas da comunidade ao Projeto Família Curitibana, proporcionando aos participantes melhor qualidade alimentar, renda e cuidado com o meio ambiente. Ivone comentou que buscará o apoio da Prefeitura para a questão da água para irrigação da horta. Nessa horta haverá também um canteiro para ervas medicinais.

Psicomotricidade Relacional. Alberto relatou a experiência de trabalho com a turma de alunos selecionados para o trabalho de psicomotricidade relacional. Disse que a experiência teve altos e baixos. Aconteceram 13 sessões e os principais problemas detectados foram: dificuldade de relacionamento, falta de respeito ao outro, transgressões, agressividade ou passividade. Como resultado do trabalho apontou-se a melhora na auto-estima, superação da passividade, melhora no relacionamento. Alberto disse que um dos problemas foi a dificuldade de acompanhamento e de interesse dos pais. Para o próximo ano o CIAR apresentará uma proposta de trabalho com algumas crianças do Sol Nascente na sede do CIAR, apoiadas com vale transporte e com maior acompanhamento dos pais.

Coral. Profª Ivone contou como foi o início dos ensaios do coral e que um grupo de aproximadamente 60 crianças estão participando dos ensaios. Nilson comentou sobre a solenidade do Cinqüentenário do Lions Clube Batel e que naquele dia espera-se do Coral Colibri a entonação do Hino Nacional Brasileiro.

PELC – Programa Esporte e Lazer da Cidade. Aline – Coordenadora do PELC Vila Audi – falou sobre as novas oficinas de fotografia e caixas decoradas. Disse que as oficinas programadas estão sendo mantidas e deu destaque à oficina de esportes do Colégio Alfredo Parodi, com 35 participantes, nas terças e quintas-feiras. Disse que na comunidade União Ferroviária iniciará um projeto de oficina de grafitagem e no dia 17/10 haverá o evento da Saúde na Unidade de Saúde Alvorada. Aline ouviu o grupo a respeito de um evento de formação de professores para trabalhar esporte e lazer. A sugestão foi de fazer esse evento num sábado de manhã, com certificação da UFPR, para todos os professores da Escolas das comunidades.

Meninas e Meninos – Soroptimist. Neiva relatou que a Equipe Soroptimist esteve conhecendo um grupo de adoslescentes do Programa PET e irão desenvolver um trabalho com eles nas quintas-feiras à tarde. Também irão iniciar um trabalho de inserção produtiva com adultos, nas sextas-feiras.

6. Próxima reunião: 27/10, às 14h, na Escola Rachel Maeder - Rua Gustavo B. Gonçalves s/n - Fone 3364-3510 - email: em-rachelmader@curitiba.org.br
Lista dos participantes

Nome
Entidade
E-mail
Telefone
Ir. Carmem Donida
Creche Santa Úrsula
donidac@yahoo.com.br
9614-7899
9694-3054
Ivone Popoviski
Escola Maria Marli Piovezan
popoviski@yahoo.com.br
9134-3474
Nilson Izaias Pegorini
UNIFAE
Bom Jesus
nilson.pegorini@bomjesus.br
2105-4111
9988-7791
Aline Tschoke
UFPR
aline_tschoke@yahoo.com.br
8833-7626
Neiva L.S. Silva
CRAS Ouro Verde
neisilva@curitiba.pr.gov.br
9914-3746 3364-2944
Aline Tschoke
UFPR
aline_tschoke@yahoo.com.br
8833-7626

Nenhum comentário: