terça-feira, 19 de maio de 2009

MEMÓRIA DA REUNIÃO No dia 15 de maio de 2009


MEMÓRIA DA REUNIÃO DO PROJETO SOCIOAMBIENTAL SOL NASCENTE

No dia 15 de maio de 2009, às 14h, reuniu-se, na Escola Municipal Maria Marli, representantes das entidades abaixo descritas na tabela.
O Encontro iniciou com a acolhida da Prof. Ivone, da Escola Maria Marli Piovezan e do Coordenador do Projeto – Prof. Nilson Izaias Pegorini. Em seguida procedeu-se uma breve apresentação dos participantes, onde cada qual disse o nome e qual instituição representava.
Prof. Nilson apresentou a pauta da reunião, cujos assuntos foram tratados na seguinte ordem:

1º. PELC – Projeto de Esporte e Lazer da Comunidade. A coordenadora do PELC – Aline – utilizando-se de uma apresentação do Power Point, apresentou as atividades realizadas a partir de do mês de março/2009. Aline comentou que na atividade de Capoeira alguns deixaram de participar devido à mudança de horário verão-inverno. Outra atividade que reúne grande grupo é a Dança de Salão e estão programando o 1º Forró do PELC, que acontecerá no dia 30 de maio, das 15h30min às 17h. Na Unidade de Saúde estão sendo construídos brinquedos. Outra atividade são os Jogos e Brincadeiras que acontecem na Praça, na saída do turno escolar da tarde. Outra atividade é o Aprendendo Meio Ambiente, com atividades no Bosque. Aline comentou ainda sobre as atividades que acontecem no Recanto Santa Úrsula, dos Projetos no Contra Turno escolar, o Projeto Pipa. Comentou também sobre o Domingo no Bosque, evento que acontecerá no dia 05 de julho, das 14h às 18h, para o qual convidou todos a participar. Aline disse também que está estudando propostas para continuidade das atividades quando do encerramento do edital do PELC. Aline também solicitou ajuda para conseguir transporte para vários eventos que acontecem em espaços mais distantes. Marina sugeriu que situações como estas sejam compartilhadas com todos os integrantes do Projeto Sol Nascente, na perspectiva de haver maior comprometimento e solidariedade de todos.

2º. Comissão da Horta. Profª Ivone e Sr. Taniguchi comentaram sobre o sucesso da participação de famílias nas atividades. São 33 famílias participando e já foram plantados 42 canteiros. A grande dificuldade está sendo a falta de água. O poço que foi construído não fornece água suficiente. Ivone comentou também das doações que foram feitas pela Empresa Sensor (botas, capas de chuva, caixa d’água e telas). Comentou que a caixa d’água necessita alguns reparos. Nilson disse que falará com Cascaes para ver a possibilidade de conseguir fornecimento gratuito de água pela Sanepar.

3º. Comissão de Música e Coral. Marina e Nilson comentaram que a atividade do Coral está demorando um pouco porque estão faltando materiais para os ensaios e pela estrutura que foi criada para os ensaios nos horários das aulas. Nilson comentou que Marco Henrique e Márcio pensam em reunir as crianças dispostas a participar do coral num horário fixo para os ensaios. Viu-se a necessidade de uma reunião da Comissão para definir melhor as ações de continuidade

4º. Psicomotricidade Relacional. Profª Ivone disse que as 11 crianças, indicadas pela Rede de Proteção, estão participando das sessões semanais de atividades e estão gostando muito. Os resultados já estão surgindo segundo opinião das professoras desses alunos. Comentou-se da possibilidade de formar nova turma e da necessidade de uma proposta do CIAR para esse trabalho. Buscar-se-á patrocinadores para sustentação dessa atividade.

5º. Novas ações: Nilson comentou que as novas ações para o Projeto Sol Nascente serão criadas como resposta a necessidades e conforme a possibilidade dos parceiros. Os participantes sugeriram várias necessidades das comunidades e ações que viriam como solução às mesas:
a) Tratamento de animais pequenos e grandes que andam soltos pelos bairros, sem tratamento adequado, comprometendo a saúde das pessoas e dos próprios animais. Sugeriu-se contato com Universidades que oferecem cursos de Medicina Veterinária (UFPR, PUC, Tuiti, Evangélica) para um projeto de vacinação e castração de animais.
b) Serviços de atendimento de Psicologia, Fonoaudiologia e Psicopedagogia. Sugeriu-se ofício às Universidades para Estágios Curriculares.
c) Educação para a água, trabalho junto ao Rio Iguaçu. Marina sugeriu parceria com a Ama São Lourenço para o desenvolvimento de um trabalho orientado pela Ama São Lourenço junto ao Rio Iguaçu. Ficou então constituída a Comissão Ambiental Rio Iguaçu, formada por Ivone, Marcos, Albino e Aline. Marina ficou encarregada de fazer o contato com o Sr. César Paes Leme, da Ama São Lourenço.

6º. Próxima reunião: 02/07, 14h, na OSSA, Rua Dr. Magnus Sondhal, 234 (ao lado da Creche) – Telefone 3575-0903 e 9609-5173 (Augusto).

Relator: Prof. Nilson Izaias Pegorini – FAE Centro Universitário – 2105-4577 e 9988-7791.

Segue lista dos participantes.

Nenhum comentário: